domingo, 19 de junho de 2011

Memória




Bom , chegou a hora de finalmente postar minha experiência com matéria de atat , ministrada pela prof.Tânia Alice , figura querida de grande parte dos alunos da uni rio. optei pelo título , pois a partir das performances que fiz. vi talvez uma conexão entre elas tantas , tanto no campo lúdico , quanto emocional e quando realizei a segunda performance já pensando na performance individual que teria realizar mais a frente,vi que tinham uma conexão mesmo que a segunda tenha partido não de mim, mais terceiros. Estava tudo muito claro para mim.
PRAÇA XV
A performance da praça XV , que começou meus pensamentos . eu estava em um processo de criação de um espectáculo teatral , e já não estava dando conta de mais nada , "dando as coisas seu devido valor" estava esquecendo muitos afazeres , literalmente , a partir de da ideia " aquilo que é um fardo" explorei algo lúdico que não se vê não se pode tocar , não se pode ver , está dentro de nós .não podemos dominá-la . A MEMÓRIA. a lembrança . então comprei bilhetes de recado , que comecei " a tentar me lembrar aquilo que esqueço" , com barbantes , fiz uma coroa de lembrete , pulseiras , colei alguns lembrete em minhas roupas , e junto com meu grupo que também carregavam seus pesos de suas vidas cotidianas . andaríamos por parte da praça XV até a av. rio branco (esse era o intuito inicial) , Primeiramente, meditamos para começar , prática que se tornou comum durante um tempo em minha vida , não sei por que não realizei com tanta frequência , e foi se perdendo na minha vida . estávamos realizando a meditação e , claro com olhares curioso em cima de nós , nos olhando tentando compreender o porque daquilo tudo. então andamos , mas não era um andar cotidiano , era um andar lento , em contra posição a ritmo acelerado daquele lugar , andamos juntamente em grupo formamos uma filas , depois andamos em uma espécie de coro levando os pesos da vida.Eu percebi numa hora que uma coisa incrível , quando estávamos no porto das barcas as pessoas formavam filas , rapidamente e essas filas se dispersavam e se formavam novamente como um "flash-mob" .Continuamos a andar tendo a percepção de que as pessoas falavam sobre nós , eu ouvi uma que acho que seria diretamente para mim assim : " carrega papel é fácil, quero carrega o que eu carrego" , nos continuamos nosso caminho até a av. rio branco , e nesse caminho comecei a querer saber o que escrevi nos papeis de lembretes , pois , escrevi aleatoriamente aquilo que mais esquecia de fazê-lo , me deparei que nessa época eu esquecia principalmente de comer , de descansar , era uma necessidade latente que verberava na minha mente , mesmo em diferentes palavras isso vinha. chegamos na rio branco um ambulante disse : "isso vai virar filosofia, ei !" algumas pessoas de nosso grupo pararam , outras continuaram até a cinelândia não tive vontade de parar estava curtindo esse momento de uma caminha lenta de percepção em mim a ao meu redor . paramos na cinelandia . e ficamos algum tempo depois...acabou.
MAPA SITUACIONISTA :
Meu mapa começou na av. pasteur , deveria contar 5 segundos e nesses 5 segundos contar quantos onibus passavam naquela av.pasteur passou 2 onibus e mais 5 segundos se passariam pessoas com calça jeans nesse tempo passaram e em bando. deveria dar 5 passos observar o chão em que piso . observei era cheio de rachaduras e empoeirado , tive que contar quantas folhas estavam caídas no chão , comecei a contar e tive que contar até chegar na praia. queria de alguma maneira contar todas as folhas que eu tinha em meu campo de visão , de alguma maneira , virou-se uma obsessão , queria contar a qualquer custo , 454...455..456! foi o máximo que conseguir contar , mas deveriam ter com certeza 648! cheguei a praia e observei , a areia estava fria , suponho eu que talvez a agua estivesse quente deveria de tirar uma foto em minha mente. daria o título da foto de: HOMENS PESCANDO - homens de todas as idades , brancos , negros , morenos , crianças , gordos , magros , fortes ... um homem dentro da água com uma rede e uma onda o quase o derrubando , nas pedras luzes , se olhasse com mais percepção também eram homens que pescavam , ao longe luzes de niteroi ,talvez e uma lua vergonhosa se escondendo entre as nuvens. respirei . ri.e gritei . espanto de quem estava mais perto de mim.escrevi uma frase e enterrei ela na areia. cantei vento no litoral do legião urbana http://www.youtube.com/watch?v=OR1_dmqAoGY
nesse cantar pensava em mim , em minha lembranças melancólicas , minha horas de solidão , e meus momentos de reflexão sobre " o que sou ?, o que devo fazer ? para onde vou?" , voltei para rua e dei boa-noite para um menino sentado em monumento , a uma pessoa vestida urso rosa cavando , e a um grupo que não me respondeu de volta . fui a um guarda e perguntei que horas eram? ele disse: 5 pras 7 . agradeci. voltei a pasteur e falei a frase que enterrei na areia , era uma mulher ,disse a ela : um dia eu irei encontrar o amor da minha vida ela riu , e saiu meio sem graça , falei para mas duas pessoas elas riram e continuaram seu caminho e eu continuei o meu . pensando que aquele momento na praia realmente mexeu comigo , por que tinha lembrado de momentos tão intimos e melancólicos que talvez não fosse , bom ter lembrado , continuei minha vida.
ROSA DOS VENTOS VIOLENTOS ( RE-ENACTMENT "PANCAKE" DE MARCIA X )


Durante dias estava pensando em como realizar , realizar minha performance individual , e um dia resolvi dar uma visitada no blog , vi alguns videos , do blog , li alguns textos , mas o que mais me chamou atenção foi uma performance desenvolvida pela minha colega larissa landim fiquei maravilhado pela imagem que se criou . fiquei com isso na cabeça. mas não sabia o que faria , pensei no workshop que realizei com a companhia são jorge de variedades que me apresentaram um grupo que realiza intervenções urbanas frente 3 de fevereiro : http://www.frente3defevereiro.com.br/
um trabalho que eles realizaram na copa da Alemanha em que colocavam placas de aviso onde tinha neo-nazistas , a princípio minha idéia era colocar placa não de aviso mas placas onde ocorreu-se homícidios no rio de janeiro , justamente apontando a questão da memória , onde não podemos esquecer que atrocidades aconteceram e acontecem a todo o instantes e simplesmente não podemos normalizar esses fatos . mas fiquei pensando se uma intervenção é uma performance . e se estaria de acordo com o que foi conversado nas aulas de atat. então , depois da aula tudo veio a tona é compreendi o que deveria fazer , como se pode ver no vídeo acima ( abaixo do subtítulo " rosa dos ventos violentos" ) a idéia inicial era fazer 8 tiras de jornal e coloca-las em 8 direções apontando para centro " uma rosa dos ventos" no meio uma bacia e 4 barris de "sangue" sendo eles colocados em posições norte, sul, leste, oeste...o performer se colocaria no meio , no caso dentro da bacia e jogaria o "sangue" em cima de si. para mim o símbolo desse ato , é como todas as informações de violência chegam até o individuo , violência na politica , no esporte, na cultura, no social, e como elas nos influenciam. creio que de uns tempos para cá nos tornamos mais violentos , não que nunca tenha existidos atos monstruosos , mas nos encontramos no tempo em que se está pensado novos valores , novas morais , mas é preciso ter cuidado nos pensamentos , e lidar com as informações que nos chegam cada vez mais rápidas. e são informações cada vez mais banhadas de sangue , e sangue e mais sangue . e para mim as páginas de jornais tem toda uma importancia , porque fiz questão que fossem sobre violencia, de todas as suas formas possiveis , não aparece mas demarquei com caneta as infomações de violencia que mais chegam de cada região do nosso pais . foi muito importante para mim essa performance , porque sempre me via com uma certa impotencia de falar de uma que infelizmente se tornou tão ampla nossa vida. e acho que consegui falar , não for expor os problemas que foi ter realizado essa performance , pois é desnecessário , mas gostaria que ela tivesse sido mais ampla , mais abrangente. de alguma forma trabalhar com a imagem deixa pessoas com uma lembrança daquilo que viram , fazer um impacto . por isso deixe por um dia, a performance como se fosse uma intervenção . guardada na memória.

Um comentário:

  1. queria postar o video , para se ver diretamente no blog , mas não consegui...:( , mas vejam o video da performance está abaixo do subtítulo rosa dos ventos violentos (re-enactment "pancake" marcia x)

    ResponderExcluir