quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mapa Situacionista por Manoela Pereira


quando recebi o mapa de ação, soube que não era preciso ser feito num local especifico, podia ser feito em qualquer lugar.
Ao sair da sala, após ter recebido o mapa de ação, fui em direção a rua e li minha primeira ação:
-Ande livremente por 30 minutos, tente não estabelecer destino.
Como eu estava com uma pasta A3 e com uma bolsa pesada, ia acabar não aproveitando o mapa, então decidi ir para casa, deixar meus pertences e sair a partir da minha casa. Fui então para minha terra, Niterói.
Deixei minhas coisas em casa, e comecei meu mapa. Andei livremente por aproximadamente 30 minutos, porque eu não quis ficar estabelecendo horário, se não ficaria preso ao tempo e não ao percurso. o primeiro lugar por onde eu passei, foi o local que eu fui assaltada, ano passado e que ainda me dá um certo medo. Reparei que quando aquele local, já fez parte de sua vida, ele tem uma alma própria, os locais me lembram coisas, sensações, que talvez não fossem tão perceptíveis num local que eu não conhecesse.
Após aproxid. 30 minutos, eu cheguei na praia de icaraí, aonde tinha um movimento de fluxos enormes. Tinha gente correndo na praia, gente chegando nos pontos de ônibus indo para casa, voltando do trabalho e da escola. não parava de passar carros e pessoas.
Fui para areia, para ter mais um momento de calma, e minha segunda ação era:
- Pare de caminhar, gire seu corpo 10 vezes, de uma girada de 270° e caminhe novamente por 10 minutos.
Fui parar numa Avenida, Ari Parreiras, que aonde tem um canal, que virou esgoto a céu aberto. além disso, tem uma pequena favela ali, fiquei apreensiva, já que estava noite e infelizmente, esse sentimento é o que eu tenho praticamente o tempo todo, nos percursos que faço no rio de janeiro.
Parei numa rua, e fiz minha terceira ação:
- depois, desses 10 minutos, você irá correr cantando uma canção de sua escolha fazendo uma coreografia. um momento musical da sua vida.
Comecei a cantar uma música que estava na minha cabeça aquele dia, a rua estava sem movimento, corri, pulei, enfim, vivi um momento diferente do caminhar de todo dia.
A próxima ação era:
-Ache um canteiro, colha 5 flores, conte 5 segredos a essas 5 flores.
Então , acabei chegando no Campo de São bento. tentei achar essas flores, achei, contei meus segredos.
- Esconda essas flores.
escondi em mim e pelo parque , a rua vive escondendo coisas, objetos, sentimentos, pessoas que a gente nem imagina. Reparei no quanto tem de restos de coisas no chão e nos cantos das ruas.
-caminha, fale uma poesia, inspirada em você, ou num momento de sua vida.
Não lembrava nenhuma poesia, então recitei uma música, como fosse poesia.
- Abrace uma árvore.
-conte um acontecimento de sua vida a árvore.
-se despeça da árvore.
-Volte aonde você escondeu seus segredos, veja se ainda estão lá.
sim estavam, todos bem escondidinhos.
- Caminhe por 10 minutos sem destino.
Cheguei numa esquina, aonde minha avó morava.
- Olhe em volta de onde você se encontra, e olhe esse lugar com um olhar estrangeiro. nada é conhecido tudo é novo.
Percebi, que por ser uma cidade aonde eu vivo, eu achava que não havia nada novo, mas parei e reparei em coisas, que nunca tinha reparado, era para mim, uma região de conforto. Reparei nas pessoas que passavam, as que estavam paradas tomando um sorvete ou um café. Reparei nos carros, nos estabelecimentos, nas árvores.
- contemple o céu.
- medite.
Parei num banco, sentei e meditei. Foi tão gostoso, não pensar em nada naquele local.
-ande de costa por 15 minutos
Para ser sincera, não andei totalmente de costas, por 15 minutos, mas tentei. é muito difícil, principalmente com o fluxo na calçada das pessoas.
-volte ao ponto você iniciou a pequena jornada.
-lembra dos seus segredos? compartilhe com alguém que você não conheça ou não tenha tanta intimidade com você.
Essa para mim,foi a ação mais difícil, acabei indo a farmácia, para comprar um remédio e conte num pequeno segredinho para ela.

Assim termina meu mapa de ação;
Assim meu mapa situacionista se formou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário