terça-feira, 22 de novembro de 2011

Performance como linguagem artística multidisciplinar


 Neste semestre o tema escolhido para desenvolver as performances foi Felicidade. Partindo de uma reflexão sobre felicidade como ponto de partida para performances, percebi que felicidade é algo particular. É a plenitude, satisfação, equilíbrio físico e psíquico. Abrange a emoção ou  sentimentos.


                                                                                     Andar de bicicleta "fortalece o corpo e a alma"



 A primeira performance foi realizada nos jardins da UNIRIO, no I Seminário Internacional Corpo Cênico: linguagens e pedagogias, no dia 12/9 das 13h00 até 14h30. Tive a idéia de andar de bicicleta pelo jardim, mas, não seria uma simples bicicleta. Enfeitei com chocolates e figuras de desenhos animados dos anos 70, 80, 90 até aos dias atuais. Estive revivendo minha infância ao colar e recordar aqueles desenhos, como por exemplo: Doug Funnie, Turma da Mônica, He Man, Cavaleiros do Zodíaco entre outros. Num momento percebi que estava rindo. Pensamento que foi longe ao pensar nas frases, gestos, daqueles personagens de desenhos animados. Além do gosto particular em andar. Compartilhei meu objeto "bicicleta" com outras pessoas, que pediram para andar.
 Andar de bicicleta é um libertador de stress. Independentemente de você andar puramente por prazer ou por uma finalidade específica, você chega ao seu destino sentindo-se relaxado e feliz sobre o mundo e sobre si mesmo. Andar de bicicleta oferece muitos benefícios à saúde: aumento da força, equilíbrio e flexibilidade, aumento de resistência, um maior número de calorias queimadas.


                                                                         "A paz começa com um sorriso" Madre Teresa de Calcutá

 Minha segunda performance foi coletiva, era ri na escadaria da Câmera Municipal do Rio de Janeiro. Rir é o melhor remédio. Não tinha nenhum propósito, simplesmente ri. Seria um leve sorriso como diz o texto Meditação Andando: “leve sorriso é fruto de sua consciência de que você está aqui, vivo, andando. Ele nutre, ao mesmo tempo, mais paz e alegria dentro de você”. Essa performance já foi feita em 2011.1 na turma de ATT. Essa experiência pode se re-feita em qualquer situação. Pode ter vários  propositos, como politico.

“O re-enactment, forma de preservação ao vivo de um acontecimento performático implicando corpo, presença, autotransformação do performer e reciclagem de energias, não é um ato retrospectivo somente que tenta manter a ilusão da permanência e retenção do efêmero de maneira aparentemente duradoura” Tania Alice 


 “O essencial da arte performance é a imaginação de um número maior de artistas no futuro que qualquer outra forma de arte” Regina Melim

 Minhas idéias estavam soltas... Resolvi fazer minha terceira performance na rua e depois fazer uma montagem no computador com as fotografias selecionadas. Registrei os sorrisos das pessoas que passavam na rua. Achei que as pessoas estavam felizes, porque toda hora que tirava uma foto... todos mostravam os sorrisos.
E para homenagear meus colegas de turma de Atat, fui a uma rede social e selecionei uma foto e coloquei no vídeo.

Será que você conhece seu sorriso? 





  O interesse por fazer essa performance é porque o sorriso é uma consequencia direta da felicidade. O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros, os sorrisos das pessoas me faz feliz. Um sorriso caloroso é a linguagem universal da simpatia. Um dia em que não se ri é um dia perdido. Por isso, devemos rir. O poder do sorriso é grande, e saber sorrir é algo de muito importante. Antoine de Saint-Exupéry diz: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele". 
 Sorrir, faz bem à pele por isso, não faz mal algum. Deve se sorrir um determinado número de vezes por dia, para impedir o ataque repentino das rugas. Vista-se de sorrisos e, abrace o mundo com a sua atenção e delicadeza.
  As performances foram concebidas a partir do desejo de experimentação e da novidade. Uma experiência maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário