quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Diário de bordo 1


A idéia.
Passei o feriadão de 7 sete de setembro, vendo mil vídeos, pensando em ATAT, em conceitos e tal. Primeiro pensei em Georgina Starr e sua recriação da atriz Theda Bara, pensei em recriar Edie Sedgwick.
Porém, conversando com a Tania na aula, descobri que se a postura de Eddie não era intencional, recriá– la, não seria um re-enactment (e lá vou eu consultar como se escreve isso).
Lendo o texto da Regina Merlim, gostei da idéia de Antonio Manuel sobre o artista ser a obra de arte recusada. Escrevi num papel frases soltas com as idéias que queria trabalhar: “meu corpo é a obra, meu corpo é a matéria a disposição, ator tem que ser bonito?, Estética é importante? E eu sou a obra de arte recusada”.
Escolhi meu projeto, vou fazer uma performance da Marina Abramovic. Não, não vou fazer “Balkan Baroque”. A princípio pensei nisso, mas diante da montanha de ossos original, o balde que iria encomendar no açougue da esquina me pareceu meio ridículo. Cheguei a pensar em “The Artist is Present”, mas sendo eu uma nobody no campo da performance, tá na cara que não ia dar certo. Fora que estaria indo atrás da estética e fugindo dos meus dramas, que vou chamar de conceito original pra ficar mais acadêmico. Vou fazer “Art Must Be Beautiful, Artist Must Be Beautiful “, um vídeo de 1975.
Já resolvido o projeto, vamos listar as primeiras dúvidas e problemas do experimento:

Primeiro, preciso de alguém pra registrar. Tenho que convencer um amigo que tenha câmera e outro que saiba editar. Antes quero experimentar com uma câmera de celular ou a boa e velha webcam mesmo. Só pra testar ângulos etc. E ver se vai ser isso mesmo.

Segundo se o experimento caseiro der certo e não precisar mudar de projeto, vamos tentar fazer da maneira mais profissional possível, se não conseguir, a mais bonitinha já tá valendo. Por enquanto sou eu, a idéia, a tarefa e o meu laptop rosa. Já mandei o email pra um amigo videomaker com o vídeo original, chamando pra mergulhar comigo nessa. No aguardo. Câmbio.

Dúvida:
Quero ir além do vídeo e fazer uma performance baseada no vídeo de Marina Abramovic, seria um complemento do re- enactment. Pensei em produzir um desdobramento performático em cima do conceito dela.

Porém, Roma não foi feita em um dia. E por isso não tive a idéia de como seria isso. Mas calma que o Brasil é nosso. E alguma hora hei de ter uma idéia. Por enquanto resolvi fazer esse diário e relatar aqui a pesquisa e o processo do trabalho.

2 comentários:

  1. Cândida, e como é que tá indo o projeto ? (: Fiquei interessada !

    ResponderExcluir
  2. Já acabou e está no blog o video! Foi mal a demora, o blog não me avisa que tem comentarios...

    ResponderExcluir