segunda-feira, 8 de novembro de 2010

re- enactment Pancake




Como tudo começou...

Eu demorei muito a escolher uma performance. Meu primeiro projeto era fazer uma performance da Marina Abramovic, onde ela dançava até desmaiar. Confesso que testar os limites do meu corpo me atrai. Devido a meu problema no joelho ( eu iria operar) não foi possível.

Foi aí que me deparei com Marcia X. O desejo que a artista tem em mostrar o universo feminino e trabalhar as obsessões que giram em torno da figura da mulher me instigou.

Quando vi a performance Pancake tive a certeza de que era aquilo que eu queria fazer. O problema era como produzir isto?

Foi de fundamental importância a ajuda do meu “anjo” Márcio Vito na produção. Não só na preparação como na realização. Eu precisaria de 12 latas de 2,6 kg de leite condensando, confetes, uma bacia e uma peneira. Depois de tudo comprado era preciso achar um lugar para a realização.

Marcia X já tinha realizado esta performance em vários ambientes, tanto fechado como aberto. Eu optei por fazer no aterro do flamengo em um domingo em frente ao Porcão. A minha decisão pelo lugar aberto é que eu queria ter o contato com as pessoas, e o fato de fazer em frente a um lugar onde as pessoas vão se empanturrar de comida criava um paralelo com o excesso de leite condensado que eu estaria derramando sobre mim.

Questões passavam na minha cabeça. O leite condensando nos remete a várias coisas. Nos traz a lembrança da infância, nos doces como o brigadeiro mas ao mesmo tempo pode nos remeter ao fetiche na vida adulta. A figura do leite materno x o sêmen que nos gera.

A figura criada e recriada várias vezes pelo leite condensado derramado também me remete a idéia da maquiagem que nos mulheres fazemos e refazemos em vários momentos de nossa vida. O ponto que me questiona neste sentido é: Até que ponto esta busca pela beleza não nos desforma? Afinal tudo em excesso não cria um certo desequilíbrio?

Resolvi focar e mergulhar literalmente neste universo de cabeça! Pancake é uma experiência que pretendo refazer outras vezes.





http://www.youtube.com/watch?v=8L8CBjpCYFY





2 comentários: