quarta-feira, 24 de março de 2010

Ementa da disciplina de ATAT

ANÁLISE DE TEMAS E AUTORES TEATRAIS (ATAT)
T + P : 30 h/a
2 créditos
Profa. Dra. Tania Alice


Ementa

A disciplina oferece uma abordagem do tema da performance, especificamente no que diz respeito à questão do registro e/ou re-enactment. Partindo de uma reflexão mais ampla sobre a questão performática, aborda a noção de desconstrução operada pelas práticas performáticas: desconstrução do conceito de identidade, dos paradigmas históricos, da questão da autoria e das relações tradicionais estabelecidas pelo mercado da arte. Partindo da prática do re-enactment de performances historicamente marcantes, será elaborada uma reflexão sobre as condições de enunciação passadas e presentes e as diferentes modalidades possíveis do registro na Contemporaneidade.


Conteúdo programático

1. Introdução à performance. O que "está sendo" performance?
Análise dos textos de Regina Melim e Hans-Thiess Lehmann.

2. Modalidades de construção histórica da performance. RoseLee Goldberg e Christophe Kihm.

3. A performance como forma relacional. O contexto da arte contemporânea. O conceito de "estética relacional" de Nicolas Bourriaud. As relações inter-subjetivas, a troca e partilha, a relação com o mercado da arte. Texto de Merle Ivonne Barriga. Sophie Calle.

4. Relatos (vídeos e/ou fotos e artigo) das práticas de re-enactment. Publicação dos relatos em blog. Marina Abramovic.

5. A questão do registro. Texto de Luis Claudio Costa.



Avaliação

A avaliação passará por quatro etapas:
1] realização do re-enactment de uma performance historicamente marcante.
2] elaboração de uma reflexão, com base nos textos teóricos estudados em sala de aula, sobre as condições de realização originais e atuais desta performance.
3] apresentação da análise em sala de aula e publicação da reflexão no blog da disciplina, juntamente com seu registro (vídeo ou fotos).
4] auto-avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário