domingo, 23 de maio de 2010

Marina Abramovic

Link para o filme Balkan Baroque, de Pierre Coulibeuf, com Marina Abramovic (contém biografia e várias performances da artista - legendas em francês):


PERFORMANCE
BALKAN BAROQUE - 1997
FOTOS:

Título Balkan Baroque (detalhe da instalação)
Data de trabalho 1997
Médio duração desempenho: 4 dias, 6 horas
Direitos autorais Cortesia de Sean Kelly Gallery, Nova Iorque
Descrição XLVII Bienal de Veneza, o Pavilhão Italianovencedor do prêmio Leão de Ouro 1997



Título Balkan Baroque
Data de trabalho 1997
Médio fotografia Cibachrome, laminada e montada em alumínio
Tamanho h: 48 x w: Em 85 / h: 121,92 x w: 215,9 centímetros
Edition / Set de 18, 9 APs
Direitos autorais Cortesia de Sean Kelly Gallery, Nova Iorque
Descrição publicada em 1998

(Fonte: http://www.artnet.com/usernet/awc/awc_thumbnail.asp?aid=424588417&gid=424588417&cid=113967&works_of_art=1 )


(Fonte: http://lindsaycbr.blogspot.com/2009/01/marina-abramovic.html )

INFORMAÇÕES:

"As imagens de vídeo em Balkan Baroque são espacialmente organizada como um tríptico, em meio do qual há um retrato em tamanho natural, mostrando Abramovic como um self dual. Na primeira parte ela está vestida de acabamento um médico branco e age como um cientista zoólogo, que conta a história da criação da-Wolf ratos nos Balcãs, os animais que, quando colocado em condições insuportáveis (diria, como seres humanos em guerra), começa a destruir-se mutuamente. Na segunda parte, ela se transforma em uma mulher - uma "típica" cantor taberna dos Balcãs, que diverte o público (masculino) - dançando, como se estivesse possuído, ao som de uma melodia folclórica (...). À esquerda e à direita, há retratos em vídeo de sua mãe e seu pai, de quem rompeu com a formação religiosa das famílias de cristãos ortodoxos, foi para os partidários, tomou parte na Guerra de Libertação Nacional (1941-1945), e juntou-se a Partido Comunista. (...) O vídeo-retrato com os pais está instalado em uma sala escura em que mal se podia notar três esculturas de cobre contendo água, sugerindo uma purificação espiritual. O ato de auto-purificação, no entanto, realizada por Abramovic, que, durante seis horas por dia durante quatro dias consecutivos de lavagens com uma escova de metal, água e sabão uma pilha de cowbones, raspando os últimos pedaços de carne a partir deles. Esta purificação "até o osso", como sugerido pela própria expressão, esta longe de compensação de lastro (bonito ou feio, agradável ou desagradável, pessoal e coletiva passado), torna-se um trabalho individual de luto sem que nenhum rito de passagem pode ocorrer. » (Bojana Pejic em Balkan Epic, a exposição Museu do catálogo da Pirelli, em Milão, 2006)

O trabalho está instalado como uma exposição de quatro canais, o quarto canal - um registro da performance - que está sendo mostrado em um monitor localizado no interior da pilha de ossos.

(Fonte: http://catalogue.nimk.nl/art.php?id=9538 )

A guerra e a morte são temas no centro do Balkan Baroque, para que Marina Abramovic recebeu o prêmio Leão de Ouro de Melhor Artista de 1997 na Bienal de Veneza. Durante o show que ela estava sentado sobre uma pilha de ossos que limpou de sua carne e cartilagem restante um por vez em um ritual de purificação para si e os massacres que ocorrem nos Balcãs. Em suma, ela acrescentou uma dimensão do calor humano de seu trabalho, embora isso não substitui os temas anteriores de experimentação e resistência física, pelo contrário, de alguma maneira ele jogou nova luz sobre seus trabalhos anteriores. A dor do seu regresso à pátria dilacerado pela guerra talvez tenha sido mais difícil sustentar que a dor puramente física que sofreu em suas apresentações iniciais.

(Fonte: http://www.kunstaspekte.de/index.php?tid=39628&action=termin )

O tratamento de memórias traumáticas na obra mais relevante de Abramovic, Balkan Baroque, que ganhou um prêmio na Bienal de Veneza de 1997, destacou-se graças à guerra da Bósnia. Rodeada por três projetores de vídeo mostrando a artista com seus pais e três vasilhas de cobre cheias de água, ela sentou-se durante cerca de quatro dias limpando 1500 ossos de gado e cantando canções da sua infância. O ato espiritual de limpeza como preparação para a morte, surgira já na instalação de vídeo Cleaning the Mirror I, 1995 na qual limpou um esqueleto com escova e água.

(Fonte: http://lindsaycbr.blogspot.com/2009/01/marina-abramovic.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário