domingo, 29 de agosto de 2010

analysis of Chris Burden's 'Through the Night Softly'

Chris Burden "Shoot"






Georgina Starr


Artista plástica e performer inglêsa, associada à nova geração de Jovens Artistas Britânicos.
http://www.georginastarr.com/

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Laura Belém, Paisagem do Leblon

Durante uma semana, todo dia, Laura Belém coletou, no período do Carnaval, objetos na praia do Leblon. Estes seriam ou sao representativos, segundo a artista, dessa época e falam do país de forma explicita. Depois, ela reuniu os objetos atrás de um vidro, que ficou exposto em frente a praia do Leblon.

Jens Haaning

Jens Haaning é um performer que trabalha com as questoes da diferença, especificamente através de questoes como a imigraçao, a deficiência fisica, os doentes mentais, entre outros. Ele instalou por exemplo alto-falantes em uma cidade de Alemanha em 1994, contando piadas turcas, reunindo assim repentinamente toda comunidade de imigrantes turcos. Uma maneira de gerar conexoes subterrânes e canalisar os afetos.

Santiago Serra

Santiago Serra (Mexico) evidencia em suas performances a precariedade e crueldade do mundo do trabalho, explorando as dinamicas sociais do capitalismo. Por exemplo, paga  muito pouco pessoas que para ficar morando dentro de uma sala de exposicao durante 15 dias, sem sair dela. Pagou 4 prostitutas dependentes de heroina para se deixar tatuar um traço horizontal nas costas, em troca de uma dose de heroina. Pagou pessoas para sustentar uma parede durante cinco dias, à 60 graus du chao. Entre outros.

Maurizio Cattelan, Mother (1999)

M.C. pediu a um fakir que ele ficasse enterrado durante a 48. Bienal de Veneza debaixo do espaço de exposiçao Somente as maos do fakir (que saia da terra de 5 em 5 horas para beber água) saiam da terra. A Performance é intitulada "Mother".

Cie "Ilotopie", Hommes de Couleur

GUILLERMO GOMEZ-PENA, "BORDER INTEROGATION"; LA POCHA NOSTRA


Sobre "identidade" sul-americana, mexicana, especificamente. Sobre racismo, intolerância. Uma investigaçao das fronteiras da identidade e do que este conceita fixa e associa em termos de estruturas de dominaçao e processos de subjetivaçao. Captaçao de forças e de afetos que operam em um sentido contrário.